4 de dez. de 2010

"Flores"



Por Marilena Cesar

Guia de cores
Fundo: marrom van dick e terra de sombra natural
Folhas: verde esmeralda, verde inglês escuro e amarelo escuro
Flores: laca de gerânio, violeta de cobalto, carmim e branco de titânio

"O pescador"


Por Ludmila Araujo


Guia de cores
Céu
Base: branco de titânio, sombra azul cobalto claro, azul cerúleo
Montanhas: terra de siena queimada, azul cobalto claro e sombra natural.
Claridade: branco de titânio
Água
Base: azul cobalto claro, branco e sépia
Claridade: branco de titânio
Árvores
Base: verde vessie, sépia
Claridade: verde inglês claro, amarelo indiano e branco de titânio
Árvores alaranjadas: base terra de siena queimada, claridade alaranjado de cádmio, amarelo indiano e branco de titânio
Troncos: sépia
Claridade: branco de titânio
Barrancos: base verde vessie, sépia
Claridade: verde inglês claro, amarelo indiano e branco de titânio
Pedras: base sépia, terra de siena queimada
Claridade: branco de titânio, sépia e azul cobalto claro
Pescador
Calça: terra de siena queimada
Claridade: amarelo nápoles
Camisa: azul cobalto e sépia
Claridade: branco de titânio
Rosto: amarelo nápoles
Cabelo e vara de pescar: sépia
Bolsa e chapéu: mesmo tom da calça

Luz do sol

Dizem que depois da tempestade o sol pode brilhar.
Aqui você tem todas as condições de reproduzir na tela essa magnífica realidade.
Criação e execução: Douglas Franquetti / utilizando produtos Gato Preto


Material Utilizado
Uma tela branca com 40 cm x 60 cm
• Uma moldura similar à da foto
• Carvão próprio para riscar telas ou lápis preto
e carbono amarelo
• Paleta
• Régua
• Secante de cobalto
• Tinta a óleo Gato Preto nas cores branco, amarelo indiano, amarelo limão, ocre, alizarin crimson, azul cobalto, sépia, terra de siena queimada, azul da prússia
• Pincel Tigre 308-0, 146, 14 e 16  815, 20


1
Com o auxílio de uma régua e um lápis preto, faça um traço deixando 2/3 da tela em branco. Esta linha define a separação entre o céu e o mar, é a famosa linha do horizonte. Transfira o molde para a tela.
2
Com o pincel nº 20, branco de titânio e amarelo indiano, comece preenchendo o céu.
3
Com amarelo limão e branco titânio, continue preenchen-do o céu. Aproveite e mescle com o amarelo indiano.
4
Com branco de titânio e amarelo indiano, faça a água. Aprovei-te e use o ocre nas bordas do lago.
5
Com alizarin crimson e amarelo indiano, continue preenchen-do o céu nas extremidades do quadro.
6
Com o azul cobalto e alizarin crimson, faça a parte superior do céu, mesclando as cores. Aproveite e faça algumas nuvens. Para isso, vire a tela.
7
Com o pincel nº 16 e o pincel limpo, retire os contornos das nuvens.
8
Com o pincel nº 20, mescle as cores utilizadas para o céu.
9
Com o sépia e o alizarin crimson, faça nuvens mais escuras. Com branco e amarelo indiano, ilumine as nuvens.
10
Com alizarin crimson e sépia, preencha a água em suas extremidades.
11
Com o pincel nº 14, amarelo limão e branco, ilumine a onda formada pela água.
12
Com azul cobalto, branco de titânio e sépia, faça a espuma da onda.
13
Com o pincel 308-0, branco e amarelo limão, faça demarcações na onda.
14
Com o pincel 146-14, amarelo limão e branco, faça outras ondas de fundo
15
Com o pincel  815-20, branco e amarelo indiano, ilumine a parte superior da onda.
16
Agora, preencha as pedras com sépia e um pouco de terra de siena queimada. Para isso, use o pincel nº 16. Aproveite e com o pincel limpo, retire os contornos.
17
Dar a claridade das pedras com branco, amarelo indiano e um pouco de terra siena queimada. Use o mesmo pincel.
18
Com o pincel  815-20 aberto, branco e amarelo limão, dê batidinhas para iluminar as ondas. Aproveite e com o pincel 146-16, faça as marcas formadas pela água.
19
Com o pincel 0, branco e amarelo indiano, insinue a queda de águas escorrendo sobre as pedras.
20
Com o pincel 16, sépia e azul da prússia, puxe o caule da árvore. É importante que a tela esteja de ponta cabeça, para que o caule pareça mais natural.
21
Com o mesmo pincel, azul da prússia e sépia, faça as folhagens do coqueiro.
22
Por último, com o pincel 146, amarelo indiano e branco de titânio, ilumine o coqueiro.

Folhação a ouro

O dourando empresta todo o seu brilho para completar, com perfeição, a beleza desta bucólica paisagem. Resista se puder.
Criação e execução: Vitória Vilchs
/ utilizando produtos Gato Preto e Tigre.


Material Utilizado
uma tela com 30 cm x 40 cm
Uma moldura similar à da foto
Paleta
Secante de cobalto
Óleo de linhaça
Aguarrás
Goma laca indiana Gato Preto
Lixa fina
Verniz para douração
8 folhas de ouro

•Tinta a óleo Decco na cor vermelho indiano.
Tinta a óleo Gato Preto nas cores sombra queimada, terra de siena    queimada, verde vessie sépia.
Pincéis Tigre 146 - 14, 315 - 0

1
Lixe toda a tela e retire o pó.
2
Com o pincel 14, aplique duas demãos de goma laca, intercalando
     a secagem. Aplique
         uma demão na horizontal e outra na vertical, para preencher toda          a tela.
3
Ainda com o pincel 14, aplique uma demão de verniz mordente,     espalhando-o bem.
        Espere o ponto de mordência, que deve ocorrer após uma hora.
4
Aplique a folha de ouro em toda a tela, com cuidado.     Fixe as folhas com uma "   bonequinha" de algodão         envolvida com tecido de malha.
5
Feito isso, aplique mais oito demãos de goma laca, sempre intercalando a secagem. Para ter certeza que a tela está toda preenchida com a goma laca, aplique uma demão na horizontal e outra na vertical. Espere secar de um dia para outro após a última demão de goma laca.
6
Com o pincel 315-0 e um pouquinho de óleo de linhaça e o sépia, comece a desenhar o motivo para a tela. Faça a casa e o tronco.
7
Com o pincel 146-14, terra de siena queimada e sombra queimada, preencha a parte do céu. Com pinceladas de vaivém.
8
Agora, com o verde vessie, vá mesclando com as tintas usadas na foto anterior e preencha o fundo da vegetação.
9
Com um pedaço de algodão envolvido em um pedaço de malha macia, faça uma bonequinha. Com esta bonequinha, vá tirando a tinta. Com isso, você vai começar a definir as nuvens.
10
Com o pincel em pé e as tintas sépia e sombra queimada, faça os galhos da vegetação.
11
Molhe o pincel na aguarrás e dê batidinhas sobre o fundo da vegetação. Com isso, você vai formar a cúpula das árvores.
12
Com as tintas sépia e verde vessie e um pouco de óleo de linhaça, preencha a parte direita do lado do tronco. Puxe a tinta de baixo para cima e de batidinhas com aguarrás, para formar as folhas das árvores.
13
Com o pincel 315-0 e sépia, faça os galhos da árvore maior.
14
Com o pincel nr. 146 e vermelho indiano , de batidinhas sobre os galhos e vá limpando a tinta com aguarrás.
15
Com terra de siena queimada, preencha toda a frente da casa.
16
Com as tintas vermelho indiano e sépia, pinte o telhado e as laterais da casa.
17
Agora, vá tirando a tinta e, assim, definindo as partes claras da casa. Para isso, umedeça o pincel no óleo de linhaça.
18
Com as tintas verde vessie e o sépia, preencha o chão. Sempre com suaves pinceladas em vaivém.
19
Agora, clareie a parte direita ao redor do tronco. Sempre com o pincel úmido em aguarrás.
20
Preencha todo o tronco com as tintas sépia e verde vessie. Depois, ilumine alguns pontos, para formar os contornos do tronco.
21
Com sépia e o pincel 146-14 em pé, vá fazendo a cerca, retire a tinta com o pincel em aguarrás.
   Dica: Para colocar a folha de ouro, use um pouco de talco nas mãos. Não estique a folha. Deixe-a ficar da             forma que cair. Sempre umedeça o pincel no óleo de linhaça.

União de técnicas

Com pinceladas mais livres e uma partitura de papel, você pinta este quadro. O efeito? Surpreendente!
Criação e execução: Eliana Gros.


Material Utilizado

• Uma tela com 50 cm x 70 cm
• Tinta a óleo Corfix nas cores branco, amarelo indiano, preto, terra de siena queimada, siena natural e ocre claro.
• Tinta Relevo Acrilex dimensional preta e dourada
• Cola branca
• Pincéis Tigre 815 14 e 18
• Espátula
•Óleo de linhaça
• Secante de cobalto
• Aguarrás para limpar o pincel
• Partitura de papel


1
Depois de transferir o risco, cole a partitura. É importante espalhar bem a cola, para não formar bolhas.
2
Misture três partes de óleo de linhaça em uma parte de secante de cobalto. Molhe sempre o pincel nesta mistura antes de pegar a tinta. Com o pincel nº 18 e as tintas preto, amarelo indiano e terra de siena, queimada, comece pintando todo o fundo em volta do violino. Vá mesclando uma cor na outra, sempre com movimentos em ¨x¨.
3
Na lateral esquerda e na parte superior, faça um fundo mais claro. Para isso, use o branco e o amarelo indiano.
4
Dilua bem a cor terra de siena queimada , aplique sobre a partitura levemente.
5
Misture um pouco de preto com o siena e esfumace um pouco sobre a partitura.
6
Com o preto bem diluído, acentue o contorno da partitura.

7
Com o branco e o amarelo indiano, esfumace os cantos da partitura com o fundo mais claro.
8
Com uma espátula média, vá mesclando as tintas. Assim, você irá deixar o fundo mais homogenio.
9
Com as tintas branco e amarelo indiano, dê mais algumas nuances sobre o fundo.
10
Dilua as tintas branco e amarelo indiano e clareie um pouco mais a partitura. Use o pincel nº 18.
11
Preencha o braço e as laterais do violino com o preto, sempre com movimentos de vaivém. Sombreie com um pouco de siena.
12
Com siena queimado, siena natural e ocre claro, pinte todo o fundo do violino.
13
Agora, com a espátula e as tintas branco e amarelo indiano, clareie algumas partes do violino.
14
Comece a fazer os acabamentos das cordas com a tinta dimensional. É importante fazer este acabamento com a tinta a óleo ainda úmida.
15
Com a tinta dimensional
preta, contorne o violino, falhando alguns detalhes.
16
Coloque a tinta preta na espátula, como mostra a foto.
17
Agora, trabalhando com a lateral da espátula, marque o arco do violino. É importante pressionar a espátula para que o traço saia bem reto.
18
Com o pincel nº 14 e a tinta preto, reforce o risco.
19
Por último, faça o contorno do arco com a tinta dimensional dourada.

   Dica:

   Depois que a tinta estiver completamente seca, aplique verniz spray em toda a tela. Com isso, o papel irá ficar mais conservado.