4 de dez. de 2010

Fundo Diferenciado

Nesta tela, além do charme do buquê de hortênsias, as tonalidades do fundo fazem diferença. Concorda?
Criação e execução: Douglas Frasquett .


Material Utilizado
• Uma tela com 40 cm x 60 cm
• Uma moldura similar à da foto
• Carvão próprio para riscar telas ou lápis preto e carbono amarelo
• Paleta
• Secante de cobalto
• Tinta a óleo Corfix nas cores amarelo indiano, verde inglês, grins poyne (cinza), azul cobalto e amarelo de nápoles rosado; tinta a óleo Gato Preto nas cores sépia, verde vessie e branco de titânio; tintas a óleo Decco na cor terra de siena queimada; tinta a óleo Winsor I Wenton na cor magenta.
• Pincel Tigre 815 20; 146 16



1
Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o molde, é possível usar carvão ou a tinta a óleo. Se preferir, transfira-o com o auxílio de um carbono. Para isso, copie-o em papel vegetal. Coloque o carbono sobre a tela e sobreponha o papel vegetal. É importante transferir o risco com muita suavidade, sem pressionar a tela.
2
Com o pincel 815-20 e as tintas azul cobalto e magenta, preencha o fundo das hortênsias e mescle com o branco.
3
É importante deixar as pinceladas bem marcadas, para ir definindo o formato da flor.
4
Com as tintas verde inglês e amarelo indiano, preencha o fundo das folhas.
5
Com verde vessie, pinte o fundo entre as folhas e a flor.
6
Ainda com o pincel 815-20, comece a preparar o fundo. Use as cores azul cobalto, branco de titânio, amarelo nápoles rosado, verde vessie e terra siena queimada. Vá dando pinceladas na diagonal, sempre mesclando as cores.
7
É importante ir acompanhando o movimento das pinceladas em direção ao buquê das hortênsias.
8
Com o pincel limpo e seco, vá unindo as folhas e as flores ao fundo. Para isso, vá mesclando as tintas, que ainda vão estar úmidas.
9
Com as tintas sépia e griz de payne, puxe os cabos e defina o contorno e as nervuras das folhas. Use o pincel 146-16.
10
Com as tintas verde inglês e branco de titânio, comece iluminar as folhas e acentuar as dobras.
11
Dê uma suave envelhecida em algumas folhas. Para isso, use um pouco de terra de siena queimada.
12
Com as tintas branco e azul cobalto, comece "puxando" as pétalas. Faça pétalas irregulares. É importante deixar pétalas mais claras sobre o fundo mais escuro e vice-versa. Ou seja, faça as pétalas principais no centro e "puxe" outras ao redor.
13
Para conseguir as nuances claras e escuras, é só carregar mais ou menos nas tintas.
14
Com as tintas amarelo indiano e branco de titânio na ponta do pincel, faça suaves batidinhas para formar o miolo.

   Dica:

   Procure ter um número ímpar de flores. Com isso, você terá um quadro mais harmonioso.

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