ILHADOS PELA PINTURA!

  As espátulas são ideais para proporcionar o realismo característico desta obra ontem, hoje e sempre.
Criação e execução: Edson Raposeiro (Com produtos Acrilex)


Materiais Utilizados
- 1 paleta
- 1 tela com 40 cm x 60 cm
- Carvão, papel vegetal, carbono e lápis (Para transferir o risco para a tela a partir do molde encartado nesta edição)
- 2 espátulas (1 pequena e 1 média)
- Óleo de linhaça (Para colaborar na diluição das tintas)
- Secante de cobalto (Para agilizar a secagem da tela)
- Tinta a óleo Acrilex nas cores:
azul cobalto, azul cerúleo, azul celeste, azul ultramar, azul ftalocianina, vermelho chinês, branco de titânio, amarelo ocre, amarelo pele, laranja, verde musgo, terra de siena natural, terra de siena queimada e violeta cobalto.
Grau de dificuldade: Médio
Tempo total de execução: 4 horas
Tempo total de secagem: 1 semana ou 24 horas (Com secante)



1
Desenhe livremente o motivo com o carvão ou use o molde encartado nesta edição para esboçar a tela. Lembre-se que ao optar pela segunda opção será ideal usar papel vegetal, carbono e lápis.
2
Misture proporcionalmente amarelo pele, branco de titânio e azul celeste e carregue bem a espátula pequena para preencher o lado esquerdo das nuvens definidas por todo o céu. Dica: Note que neste passo a incidência de luz vem do lado esquerdo. É importante seguir esta proposta em todo o trabalho, para obter volume e veracidade.
3
Acrescente violeta cobalto à mistura do passo anterior e preencha o lado inferior direito das nuvens. Note que é necessário esfumaçar as tintas com a ponta da espátula.
4
Misture proporcionalmente azul cerúleo e azul celeste e acrescente 1% de vermelho chinês, suavizando a tonalidade. Aplique esta cor com a espátula média nas áreas ao redor das nuvens, na região superior da tela.
5
Acrescente branco de titânio e violeta cobalto à mistura do passo anterior e componha o tom médio da parte central da tela.
6
Coloque agora mais branco de titânio e violeta cobalto à mistura do passo anterior e preencha a região próxima à linha do horizonte, obtendo um suave dégradé.
7
Suavize os relevos deixados pela espátula deslizando-a em movimentos leves e em todas as direções. Note que a ferramenta é empregada sem ser carregada com tinta.
8
Misture azul ultramar e terra de siena natural para compor as áreas escuras da vegetação à esquerda da tela, na ilha e no braço de terra em segundo plano. Utilize a espátula pequena em movimentos preferencialmente verticais.
9
Ilumine a vegetação à esquerda carregando a ponta da espátula pequena com terra de siena natural. Dê sucessivas batidinhas com a espátula, realçando a incidência de luz.
10
Clareie agora as vegetações da ilha e do braço de terra acrescentando à mistura do passo 8 uma pequena quantidade de azul celeste. Utilize a ponta da espátula bastante carregada de tinta, atentando para a posição do sol - que está do lado esquerdo da tela.
11
Faça a parte esverdeada do mar em último plano empregando uma mistura de azul celeste, verde musgo e uma pequena quantidade de violeta cobalto. Aplique a tinta com a espátula média em movimentos horizontais e bastante carregados.
12
Defina os tons mais escuros das ondas com uma mistura de azul ftalocianina e terra de siena queimada. Esta cor é aplicada no interior da onda que está se formando e também no final da que já quebrou. Use a espátula pequena em movimentos semicirculares à direita.
13
Preencha a parte intermediária do mar com uma mistura de azul cobalto e azul cerúleo, utilizando a espátula em movimentos longos e horizontais. Note que é necessário já definir sutilmente o movimento das águas com sinuosidades.
14
Realce o mar em primeiro plano com uma mistura de azul ultramar e azul cobalto. Faça isso através de movimentos horizontais, alongados e com a ponta da espátula.
15
Acrescente amarelo pele, azul celeste e branco de titânio nas áreas de maior incidência de luz. Os movimentos são curtos e horizontais no mar, semicircular à esquerda nas ondas e em ziguezague no reflexo da água.
16
Enfatize a espuma da onda ao centro da tela colocando branco de titânio com as costas da espátula, em suaves batidinhas por todo o comprimento da onda.
17
Misture azul ultramar e terra de siena queimada para compor a base das pedras escuras, à esquerda da tela. Preencha apenas algumas áreas para obter nuances mais claras posteriormente.
18
Preencha o meio tom das pedras à esquerda com uma mistura de azul cobalto e terra de siena queimada. Aproveite a mesma cor para pintar a areia com incidência de sombra e também a base das pedras à direita da tela e da ilha.
19
Suavize a tonalidade do mar em primeiro plano acrescentando terra de siena queimada e azul cerúleo. Para isso, movimente a espátula de maneira sinuosa e horizontal.
20
Simule o movimento das ondas e as espumas acrescentando azul celeste, amarelo pele e branco de titânio. Deslize a espátula em movimentos sinuosos e curtos.
21
Ilumine as pedras com uma mistura de amarelo ocre e amarelo pele, utilizando a espátula pequena bastante carregada de tinta. Atente em respeitar a incidência de luz, vinda da esquerda.
22
Misture terra de siena natural e violeta cobalto para compor a areia mais escura, umedecida pela água do mar. Continue o uso da espátula pequena em movimentos seguindo os riscos da paisagem.
23
Componha as sombras em primeiro plano, à esquerda da tela, com uma mistura de azul cobalto e laranja. Atente em deixar o formato similar a uma montanha e de aplique as sombras sob a encosta à esquerda.
24
Preencha a areia em primeiro plano com uma mistura de branco de titânio, amarelo pele e azul celeste. Os movimentos são levemente sinuosos para compor a idéia de praia.
25
Insinue as ondas sobre as areias com branco de titânio, movimentando a espátula sinuosamente.
26
Componha a base da gaivota com uma mistura de azul cobalto e laranja, em movimentos bastante curtos para dar forma à ave.
27
Ilumine as penas e dê vida à gaivota com amarelo pele, respeitando a incidência de luz no lado esquerdo.
28
Clareie as pedras mais claras com amarelo pele, azul celeste e branco de titânio. Os movimentos são verticais e seguem os contornos arredondados das rochas.


Dica: Componha o diluente misturando 50% de secante de cobalto e 50% de óleo de linhaça e utilize-o durante toda a pintura.