4 de dez. de 2010

Passagem obrigatória!

Suaves pinceladas, cores em harmonia e eis que surge mais uma obra prima.
Criação e execução: Onil de Mello

Materiais Utilizados
- 1 paleta
- 1 tela com 40 cm x 50 cm
- Aguarrás (Para limpeza dos pincéis)
- Carvão vegetal (Para transferir o risco para a tela livremente)
- Espátula
- Óleo de linhaça (Para colaborar com a diluição das tintas)
- Papel vegetal, carbono e lápis 6B (Para transferir o risco para a tela a partir do molde encartado nesta edição)
- Pincéis Tigre nas séries 141-22, 141-14, 142-4 e 815-24
- Tinta a óleo Corfix nas cores: verde inglês claro, amarelo de cádmio claro, amarelo nápoles claro, marrom van dick, verde vessie, azul da prússia, azul real, amarelo indiano, vermelho francês, terra de siena natural e branco de titânio
- Tinta a óleo Winsor & Newton nas cores: alizarin crimson, terra de siena queimada, amarelo de cádmio e alaranjado
Tinta a óleo Maimeri na cor branco puro

Grau de dificuldade: Médio
Tempo de execução: 1 hora e 30 minutos
Tempo total de secagem: 1 mêsCriação e execução: Onil de Mello (Com produtos Corfix, Maimeri, Tigre e Winsor & Newton)




1
Misture partes iguais de azul real e azul da prússia e acrescente um pouco de alizarin crimson. Feito isso, preencha o plano de céu com o pincel 141-22 através de pinceladas curtas e cruzadas.
2
Acrescente branco de titânio à mistura anterior e defina as árvores em último plano. Trabalhe com o pincel 141-14 e em várias direções
3
Determine as formas das árvores com a mesma cor do passo anterior e o pincel 142-8. Os movimentos devem ser verticais e retilíneos.
4
Componha as copas das árvores acrescentando amarelo nápoles à mistura do passo anterior. Trabalhe com o pincel 141-14 e aproveite para cobrir o caminho em segundo plano (após o portão).
5
Preencha o chão do primeiro plano da tela com terra de siena queimada, usando o pincel 815-24 em movimentos curtos e horizontais. Pinte também a base das folhagens da copa da árvore à direita.
6
Acrescente azul da prússia à mistura do passo 5 e componha a vegetação do plano intermediário da tela. Use o mesmo pincel em curtas pinceladas que simulem as copas de árvores.
7
Trabalhe os muros com terra de siena natural e o pincel 141-14, fazendo movimentos aleatórios para obter um melhor resultado. Aproveite a mesma cor para pintar os troncos das árvores em movimentos verticais.
8
Misture partes iguais de branco de titânio e azul da prússia e acrescente uma parte significativa de terra de siena natural e componha uma tonalidade cinza para realçar a área sombreada. Use o pincel 141-14 na vertical nos troncos, no muro e na poça d’água.
9
Trabalhe o primeiro plano da vegetação com o mesmo pincel e verde vessie. Os movimentos são verticais e irregulares para dar realismo à composição. Complete ainda a copa das árvores depositando a tinta de maneira bastante carregada.
10
Ilumine a vegetação com verde inglês claro, dando pinceladas curtas e suaves em diversas direções. Note que é ideal empregar apenas as pontas das cerdas para obter um resultado harmônico.
11
Misture amarelo nápoles claro e verde inglês claro e ilumine ainda mais alguns pontos da vegetação. O pincel 142-8 é usado para obter os capins mais estreitos.
12
Defina as sombras do muro, dos pilares e ainda dos troncos com o mesmo pincel e sépia. Os movimentos são verticais e horizontais para obter os riscos dos blocos de pedra.
13
Aproveite a mesma cor e pincel e componha o portão. Para isso, use apenas a ponta das cerdas em movimentos diversos de acordo com as formas.
14
Componha algumas vegetações mais escuras em meio ao verde em primeiro plano repetindo as pinceladas com sépia. Defina ainda algumas pedras arredondadas com o pincel 141-14 e aproveite e defina os contornos da poça d’água.
15
Destaque o lado direito do tronco com branco de titânio e o mesmo pincel do passo anterior. Ilumine alguns trechos das pedras com pinceladas curtas.


Dica: Transfira o risco sobre a tela com o carvão livremente. Se preferir, use o molde encartado nessa edição e transfira-o com papel vegetal, carbono e lápis 6B.Passo a passo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário